Tratamentos

Ceratocone

Visão borrada para perto e longe Visão normal

O que é ceratocone?


Ceratocone é uma doença da córnea caracterizada por um afinamento progressivo da sua porção central. À medida que a córnea vai se tornando afinada o paciente percebe uma baixa da acuidade visual, a qual pode ser moderada ou severa, dependendo da quantidade do tecido corneano afetado. As pessoas não percebem que tem ceratocone porque este inicia-se insidiosamente como uma “miopização” e astigmatismo no olho. Esta afecção ocular pode evoluir rapidamente ou levar anos para se desenvolver. O ceratocone inicia-se geralmente na adolescência, em média por volta dos 14 anos de idade. Raramente o ceratocone desenvolve-se após os 30 anos.

Existe tratamento para o Ceratocone ?


Vários tipos de tratamentos cirúrgicos têm sido propostos para casos de ceratocone:

Anéis corneanos:


este novo procedimento envolve um implante de um anel de material acrílico entre as camadas da córnea com a finalidade de aplaná-la e trazê-la à sua forma natural. Os benefícios incluem o rápido retorno às atividades cotidianas em poucos dias e uma visão mais natural em relação àquela fornecida pelo transplante de córnea. Os anéis são desenhados para permanecerem no olho, embora possam ser retirados, caso seja necessário. O candidato ideal para este procedimento é aquele incapaz de usar óculos ou lentes de contato.

Excimer laser:


Atualmente os casos iniciais de ceratocone vem sendo tratados pela técnica PRK, associada ao “Crosslink”.

Ceratoplastia penetrante:


o transplante de córnea é o tratamento comumente realizado para os casos avançados de ceratocone . Neste procedimento a córnea com ceratocone é removida e então a córnea do doador é recolocada e suturada no receptor.