Pré-Agendar Consulta













Hospitais de Atendimentos

Hospital de Olhos Limongi

Consulta agendada com sucesso!

Houve um erro ao enviar seu agendamento.

Blog

07 MAR

Doença Ocular Tireoidiana


A Doença Ocular Tireoidiana ou “Oftalmopatia de Graves” é uma doença auto-imune em que os linfócitos, células encarregadas de nos defender contra as infecções e de regular as inflamações, atuam incorretamente e atacam diferentes órgãos do corpo. Na glândula tireóide se desencadea uma inflamação por mecanismos desconhecidos que ativam a produção de hormônios de maneira não controlada criando hipertiroidismo.

Os olhos também podem ser afetados nesta doença. Na órbita encontramos células que tem a mesma proteína que a glândula tireóide, assim os linfócitos atacam essas células causando grande inflamação nos músculos, na gordura e na área periocular palpebral. A inflamação e o edema (acúmulo de líquido) que se produzem nestes tecidos fazem com que aumente o volume da gordura e os músculos engrossam. Assim, o globo ocular é movido para frente promovendo protusão do globo ocular (exoftalmia ou proptose). O aumento dos tecidos frouxos das pálpebras e sobrancelhas produzem um aspecto de “olhos saltados”.

O fumo piora o prognóstico sendo que os fumantes tem uma doença de duração mais longa e respondem pior ao tratamento. Nos pacientes que detectamos precocemente a doença, obtemos uma melhor resposta com o tratamento com corticóides. É de grande importância que nas primeiras semanas de diagnóstico da doença o paciente seja examinado por um oftalmologista especialista em órbita e pelo endocrinologista para tratar a doença tireoidiana pois a dosagem hormonal pode ser normal nos primeiros meses.

Postado por Prof. Dr. Roberto Limongi