Tratamentos

Catarata

O que é Catarata?

Catarata é uma opacidade ou turvação da lente normalmente clara e cristalina do olho, causada pelo processo natural do envelhecimento, alterações metabólicas, lesões, diversas formas de radiação, substâncias químicas tóxicas e certos medicamentos. A catarata, principal causa de perda de visão entre adultos de 60 anos ou mais, prejudica a visão e dificulta as atividades diárias. A condição pode ser comparada a uma janela em que o vidro é fosco ou "embaçado" com vapor.

É possível se livrar dos óculos operando a Catarata?


Houve uma evolução rápida no tratamento de catarata ao longo dos últimos anos, que se traduz em benefícios adicionais aos pacientes, incluindo melhores resultados visuais e recuperações mais rápidas. A facoemulsificação (F) é uma técnica cirúrgica avançada, ou seja, cirurgia de catarata com pequena incisão. Após aplicação da anestesia local, que pode ser apenas com o colírio anestésico, uma microincisão (M) de 2.5mm é feita na parte da frente do olho.A catarata é retirada em partículas microscópicas(C) usando-se ultra-som e aspiradas do olho. Para compensar a perda do cristalino, uma lente intra-ocular é implantada. A incisão irá cicatrizar-se com a ajuda da pressão natural do olho sem sutura, possibilitando uma recuperação visual mais precoce.


Existem opções de lentes para correção da vista cansada (presbiopia). Estas lentes “Premium” fornecem visão para perto, longe e intermediário.


Segurança da cirurgia e recuperação rápida:


Não muito tempo atrás, a cirurgia de catarata exigia uma internação e geralmente era adiada tanto tempo quanto possível. Hoje, o procedimento é realizado de forma ambulatorial e leva apenas alguns minutos. Os pacientes são livres para retornar para casa para descansar com conforto e evitar os inconvenientes e as despesas de uma internação. Na maioria dos casos, podem ser retomadas as atividades diárias, como dirigir e ler dentro de um dia ou dois. Durante a cirurgia, a lente opaca é removida do olho. Na maioria dos casos, o poder de focagem da lente natural é restaurado, substituindo-o com um implante de lente intra-ocular permanente. Um estudo da sociedade americana de catarata e cirurgia refrativa informou que mais de 98 por cento dos pacientes de catarata teve sua visão melhorada com êxito após a cirurgia. Muitos pacientes relatam que a visão ficou ainda melhor do que antes delas desenvolverem catarata. Resultados são duradouros: uma vez removida, a catarata não reaparecerá.