Pré-Agendar Consulta













Hospitais de Atendimentos

Hospital de Olhos Limongi

CBCO (Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos)

Consulta agendada com sucesso!

Houve um erro ao enviar seu agendamento.

Blog

22 MAI

Quais são os sintomas do olho seco?


A síndrome do olho seco é uma afecção que ocorre por conta de uma irregularidade na formação das lágrimas ou na qualidade das mesmas. Um dos sinais mais aparentes dessa condição é o ressecamento da estrutura ocular, vermelhidão, ardência e coceira.

A produção das lágrimas ocorre nas glândulas lacrimais, e elas são compostas de água, sais minerais, proteínas e gordura, tendo como função atuar na proteção, limpeza e lubrificação dos olhos, evitando que estes sejam atingidos por corpos ou microorganismos estranhos.

Podemos citar como as causas dessa disfunção a atuação reduzida das glândulas lacrimais, perda da aquosidade da lágrima por conta da idade avançada, doenças autoimunes, utilização de fármacos como antidepressivos e antialérgicos, excesso de evaporação devido a fatores ambientais e anomalias nas pálpebras.

O diagnóstico do olho seco pode ser obtido através do exame da lâmpada de fenda e do teste de Schirmer, que avaliam o nível de formação das lágrimas. Além disso, algumas recomendações podem ser seguidas para evitar a síndrome, como lembrar de piscar quando se está diante da televisão, celular ou computador e visitar frequentemente um oftalmologista.

Caso deseje saber mais, converse com um especialista ou, se preferir, entre em contato com o Prof. Dr. Roberto Limongi.

Postado por Prof. Dr. Roberto Limongi