Pré-Agendar Consulta













Hospitais de Atendimentos

Hospital de Olhos Limongi

Consulta agendada com sucesso!

Houve um erro ao enviar seu agendamento.

Blog

22 MAI

Quais são os sintomas do olho seco?


A síndrome do olho seco é uma afecção que ocorre por conta de uma irregularidade na formação das lágrimas ou na qualidade das mesmas. Um dos sinais mais aparentes dessa condição é o ressecamento da estrutura ocular, vermelhidão, ardência e coceira.

A produção das lágrimas ocorre nas glândulas lacrimais, e elas são compostas de água, sais minerais, proteínas e gordura, tendo como função atuar na proteção, limpeza e lubrificação dos olhos, evitando que estes sejam atingidos por corpos ou microorganismos estranhos.

Podemos citar como as causas dessa disfunção a atuação reduzida das glândulas lacrimais, perda da aquosidade da lágrima por conta da idade avançada, doenças autoimunes, utilização de fármacos como antidepressivos e antialérgicos, excesso de evaporação devido a fatores ambientais e anomalias nas pálpebras.

O diagnóstico do olho seco pode ser obtido através do exame da lâmpada de fenda e do teste de Schirmer, que avaliam o nível de formação das lágrimas. Além disso, algumas recomendações podem ser seguidas para evitar a síndrome, como lembrar de piscar quando se está diante da televisão, celular ou computador e visitar frequentemente um oftalmologista.

Caso deseje saber mais, converse com um especialista ou, se preferir, entre em contato com o Prof. Dr. Roberto Limongi.

Postado por Prof. Dr. Roberto Limongi