Pré-Agendar Consulta













Hospitais de Atendimentos

Hospital de Olhos Limongi

Consulta agendada com sucesso!

Houve um erro ao enviar seu agendamento.

Blog

05 MAR

Problemas de visão entre as crianças, como notar?


A visão é o sentido mais importante para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança, pois gestos e condutas são apreendidos quando ela observa as pessoas ao redor. Nesta fase é importantíssimo que os pais, pediatras e professores estejam atentos ao comportamento infantil, pois qualquer anomalia no progresso visual pode acarretar problemas para o resto da vida.

Os três primeiros meses de vida são os períodos críticos para o processo de evolução. Entre os 2 e 3 anos de idade a criança atinge a visão de adulto e dos 7 aos 9 anos o desenvolvimento visual está completo. Existem algumas pistas que permitem ao médico detectar problemas logo cedo. Por exemplo, o Teste do Reflexo Vermelho (TRV) deve ser realizado pelo pediatra ainda no berçário e repetido aos 30 dias, 1 e 3 anos de idade para avaliar se houveram alterações de transparência dos meios ópticos do olho, identificando assim a presença de cataratas ou glaucoma congênitos – quando a criança já nasce com a anomalia – ou retinoblastoma – um tumor que aparece com cerca de 18 meses de vida.

Outro meio de perceber alterações é  por meio de fotos. Os pais podem observar o reflexo vermelho na área da pupila, a assimetrias ou alterações dos olhos e seus anexos. Observe se a criança apresenta desinteresse por leitura, é extremamente disperso, se aproximar-se demasiadamente de livros, lousa ou televisão ou aperta os olhos para enxergar com nitidez.

Não existe um consenso de quando a criança deve ser avaliada de forma preventiva quanto à saúde ocular, mas a sugestão é que os pais levam a criança a um oftalmologista uma vez ao anos. Essa prática pode detectar de forma precoce estrabismos e outras doenças que prejudiquem o desenvolvimento da criança. O exame no consultório é objetivo as crianças não precisam necessariamente falar para serem avaliadas.

Postado por Prof. Dr. Roberto Limongi