Pré-Agendar Consulta













Hospitais de Atendimentos

Hospital de Olhos Limongi

CBCO (Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos)

Consulta agendada com sucesso!

Houve um erro ao enviar seu agendamento.

Blog

19 DEZ

Miopia, hipermetropia e astigmatismo: qual é a diferença?


Causados devido a trauma, lesão, envelhecimento ou de natureza inata, os problemas de visão mais comuns são miopia, hipermetropia e astigmatismo, condições que possuem diferenças claras entre si, mesmo que diversas pessoas não saibam disso.

Para saber como cada uma dessas condições interfere no sistema visual, primeiro é necessário entender como funciona a visão de uma pessoa que não tem problemas nessa região. Nesses casos, os raios de luz chegam à retina através da córnea, convergindo em um mesmo ponto e resultando na formação da imagem.

Porém, esse processo não acontece desta forma nos indivíduos com miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Isso porque na miopia os raios de luz se convergem antes da retina, uma vez que o tamanho do olho de quem possui essa condição tende a ser maior que o padrão. Essa falha faz com que as pessoas míopes tenham dificuldade de enxergar de longe.

No entanto, na hipermetropia ocorre justamente o contrário. O olho, por ser menor do que o normal, faz com a luz incida atrás da retina, fazendo com que o indivíduo tenha dificuldade de enxergar de perto.

Já o astigmatismo não possui relação com o tamanho do olho. A disfunção ocorre por causa da curvatura irregular da córnea, tornando a visão das pessoas com essa condição mais distorcida e embaralhada.

Deseja saber mais sobre as diferentes doenças que podem acometer a sua visão? Fale com seu médico ou entre em contato: http://www.drrobertolimongi.com.br/n/contato-2/

Postado por Prof. Dr. Roberto Limongi