Pré-Agendar Consulta













Hospitais de Atendimentos

Hospital de Olhos Limongi

CBCO (Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos)

Consulta agendada com sucesso!

Houve um erro ao enviar seu agendamento.

Blog

19 AGO

Ler em excesso causa vista cansada?


Com a rotina cada vez mais corrida, adaptar novos lugares e horários para colocar a leitura em dia se tornou um hábito comum entre as pessoas. Diante desse cenário, uma questão muito comum costuma surgir: muitos acreditam que essa prática associada à leitura em excesso pode causar vista cansada. 

No entanto, o costume de ler em excesso tende a melhorar a capacidade visual e a agilidade, e não o contrário. Quanto a leitura feita em ambientes escuros, não há prejuízos à saúde ocular, porém, viabiliza um risco maior da sensação de cansaço dos olhos e fadiga, já que as pupilas se dilatam para ampliar a entrada de luz, diminuindo a profundidade de foco. Quando a iluminação adequada é restabelecida, os sintomas desaparecem.

A leitura no ônibus também é permitida, mas pode causar desconforto e mal-estar devido ao balanço do transporte. Isso porque, é mais difícil focar os estímulos cerebrais em uma só tarefa, exigindo ainda mais da visão. 

E por fim, não é preciso evitar o uso de tablets, apenas manter uma certa precaução, como realizar pausas para não provocar ressecamento da vista e ter uma distância correta da tela, pois a proximidade excessiva pode provocar um esforço maior, gerando desconforto.

É importante ressaltar que existem algumas atitudes que oferecem uma conexão com o livro sem perigos, como utilizar uma iluminação adequada no ambiente e deixar o objeto a uma distância de aproximadamente 40 cm de distância dos olhos.

Caso deseje saber mais, converse com um especialista ou entre em contato.

Postado por Prof. Dr. Roberto Limongi