Pré-Agendar Consulta













Hospitais de Atendimentos

Hospital de Olhos Limongi

CBCO (Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos)

Consulta agendada com sucesso!

Houve um erro ao enviar seu agendamento.

Blog

14 JUN

Exercício físico pode ajudar a prevenir o glaucoma?


Não há dúvidas de que os exercícios físicos contribuem para a saúde geral de um indivíduo, no entanto, o que muitas pessoas não sabem é que manter o corpo em movimento faz bem também para a saúde ocular, em especial para a prevenção do glaucoma, doença que prejudica a visão periférica e é considerada a principal causa de cegueira irreversível no mundo.

 

Recentemente, uma pesquisa feita por cientistas da Universidade da Califórnia avaliou mais de 11 mil pessoas com idade superior a 40 anos, concluindo que naqueles que mantinham uma rotina física ativa, a ocorrência da doença era consideravelmente menor. Isso porque o risco de ser acometido por esse problema cai 25% ao praticar mais dez minutos de exercícios de grande ou moderada intensidade.

 

Além disso, a relação entre a visão e as atividades físicas, apesar de ser novidade e necessitar de mais pesquisas, já demonstra eficácia, uma vez que atua para afastar os problemas que estão por trás do surgimento glaucoma.

 

Mas é interessante ressaltar que não somente o condicionamento físico deve ser levado em consideração, como a visita frequente ao oftalmologista também é fator essencial para identificar precocemente a doença e diminuir em 80% os riscos de cegueira causados por ela, já que o glaucoma é uma afecção silenciosa que não possui cura e afeta cerca de 1 milhão de brasileiros.

 

Para saber mais, converse com seu médico ou entre em contato.

Postado por Prof. Dr. Roberto Limongi