Pré-Agendar Consulta













Hospitais de Atendimentos

Hospital de Olhos Limongi

CBCO (Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos)

Consulta agendada com sucesso!

Houve um erro ao enviar seu agendamento.

Blog

30 JUL

Entrópio e Ectrópio


O entrópio é uma condição caracterizada pelo dobramento invertido da pálpebra (para dentro), que por conta do atrito entre os cílios e o globo ocular, provoca irritação na região. O ectrópio, por sua vez, é definido quando a pálpebra se dobra para fora, de maneira que a sua borda não tenha contato com o globo ocular. 

Geralmente, as pálpebras superior e inferior acabam se fechando com solidez, protegendo o olho de qualquer tipo de agressão e não deixando que as lágrimas evaporem. Como decorrência do entrópio, pode ocorrer o surgimento de cicatrizes na córnea e úlcera, e do ectrópio, as lágrimas não se espalham sobre o globo ocular.

Trata-se de problemas comuns em idosos, pessoas com blefaroespasmo e indivíduos que tiveram alterações oculares causadas por infecções, lesões ou cirurgias. Do mesmo modo, pacientes idosos ou com paralisia de Bell estão mais propensos a ter ectrópio (pálpebras voltadas para fora). 

O diagnóstico clínico é baseado nos sintomas dessas duas doenças que podem causar desde irritação nos olhos, até vermelhidão e sensação de corpo estranho. O seu tratamento é feito através de pomadas, lágrimas artificiais e, às vezes, intervenção cirúrgica. 

Busque sempre auxílio médico ao menor sinal de problemas oculares.

Postado por Prof. Dr. Roberto Limongi