Pré-Agendar Consulta













Hospitais de Atendimentos

Hospital de Olhos Limongi

Consulta agendada com sucesso!

Houve um erro ao enviar seu agendamento.

Blog

30 JUL

Entrópio e Ectrópio


O entrópio é uma condição caracterizada pelo dobramento invertido da pálpebra (para dentro), que por conta do atrito entre os cílios e o globo ocular, provoca irritação na região. O ectrópio, por sua vez, é definido quando a pálpebra se dobra para fora, de maneira que a sua borda não tenha contato com o globo ocular. 

Geralmente, as pálpebras superior e inferior acabam se fechando com solidez, protegendo o olho de qualquer tipo de agressão e não deixando que as lágrimas evaporem. Como decorrência do entrópio, pode ocorrer o surgimento de cicatrizes na córnea e úlcera, e do ectrópio, as lágrimas não se espalham sobre o globo ocular.

Trata-se de problemas comuns em idosos, pessoas com blefaroespasmo e indivíduos que tiveram alterações oculares causadas por infecções, lesões ou cirurgias. Do mesmo modo, pacientes idosos ou com paralisia de Bell estão mais propensos a ter ectrópio (pálpebras voltadas para fora). 

O diagnóstico clínico é baseado nos sintomas dessas duas doenças que podem causar desde irritação nos olhos, até vermelhidão e sensação de corpo estranho. O seu tratamento é feito através de pomadas, lágrimas artificiais e, às vezes, intervenção cirúrgica. 

Busque sempre auxílio médico ao menor sinal de problemas oculares.

Postado por Prof. Dr. Roberto Limongi