Pré-Agendar Consulta













Hospitais de Atendimentos

Hospital de Olhos Limongi

Consulta agendada com sucesso!

Houve um erro ao enviar seu agendamento.

Blog

21 MAR

Cuidados essenciais para a saúde dos olhos


Os olhos são órgãos muito sensíveis que necessitam de uma série de cuidados para que a visão se mantenha em dia e livre de problemas. Por isso, certas atitudes podem ser adotadas para que a manutenção dessa estrutura esteja assegurada, bastando apenas seguir algumas dicas simples no dia-a-dia. Confira:

Procure não coçar os olhos
O costume de coçar os olhos frequentemente pode acarretar danos à estrutura ocular devido à fragilidade da mesma e à pressão exercida ao esfregar essa região, o que pode promover contusões e também ferimentos causados pelas bactérias presentes nas mãos.

Lembre-se de piscar
Quando estamos concentrados, é normal fixarmos o olhar em determinado ponto, mas essa prática cansa a vista e resseca os olhos, causando coceira e irritação. Faça pausas em momentos de concentração para auxiliar no descanso ocular.

Fique atento ao açúcar
O consumo excessivo de açúcar, dentre outros problemas, é prejudicial também para a saúde da visão, principalmente em pessoas portadoras de diabetes, que podem sofrer retinopatia diabética, condição que pode cegar. Atente-se ao nível de glicose no sangue e tome cuidados com a saúde.

Higienize os olhos
É importante manter limpa a região ao redor dos olhos, como cílios e pálpebras, removendo todo o tipo de sujeira alocada nessa área com cotonete e água, massageando levemente a área.

Mantenha o corpo ativo
Os exercícios físicos, além de promoverem bem-estar e qualidade de vida, também são importantes para manter uma vista saudável. Inclua atividades físicas na sua rotina e aproveite os benefícios dessa prática.

É válido lembrar que o cuidado com os olhos também requer visitas regulares ao oftalmologista para que exames sejam realizados e o profissional possa avaliar e recomendar as melhores alternativas em caso de problemas oculares.

Se tiver dúvidas, converse com um médico de sua confiança ou entre em contato com o Dr. Roberto Limongi.

Postado por Prof. Dr. Roberto Limongi