28 JUL

Como é o pós-operatório da cirurgia de catarata?

A catarata é uma doença causada pela degradação do cristalino ocular, tendo maior incidência em pacientes de idade avançada. O tratamento da patologia consiste em um procedimento cirúrgico simples no qual o indivíduo recebe anestesia local, colírio anestésico e sedativos, com mínimos riscos ao paciente.

Por ser um procedimento minimamente invasivo, o pós-operatório costuma ser rápido e sem maiores transtornos, possibilitando que o paciente volte para casa no mesmo dia da cirurgia e retorne à sua rotina de atividades rapidamente.

Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados oftalmológicos para que a recuperação ocorra sem problemas em sua plenitude. Confira algumas dicas:

Use o colírio: o oftalmologista indicará um colírio específico, que deve ser utilizado conforme as indicações médicas para reduzir a resposta inflamatória e bactérias.

Cuidado com a maquiagem: para os pacientes que utilizam maquiagem, é importante evitar seu uso por, no mínimo, 10 dias após a cirurgia, a fim de evitar contaminações e infecções na região ocular, que ainda estará se recuperando.

Evite coçar o olho operado: o pós-operatório costuma gerar uma leve coceira no olho operado, mas é necessário evitar levar as mãos ao local, para não prejudicar a cicatrização.

Repouso: nos primeiros dias após a cirurgia, é recomendado que o paciente não faça nenhum tipo de atividade física ou carregue peso. Além disso, ele também deve evitar movimentos bruscos com a cabeça, visando o sucesso da cicatrização.

Para uma boa recuperação do pós-operatório, siga atentamente as recomendações de seu oftalmologista.