Pré-Agendar Consulta













Hospitais de Atendimentos

Hospital de Olhos Limongi

CBCO (Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos)

Consulta agendada com sucesso!

Houve um erro ao enviar seu agendamento.

Blog

07 AGO

Catarata atinge somente os idosos?


A catarata é uma condição ocular na qual o cristalino sofre um processo de opacidade e endurecimento, acarretando em uma visão turva e nublada. Essa estrutura funciona como uma lente natural do olho, e quando fica comprometida, dificulta a realização de tarefas rotineiras e até mesmo a convivência, pois torna complicada a identificação de rostos e feições. 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse distúrbio não atinge apenas os idosos, mas também pessoas de qualquer faixa etária, incluindo recém-nascidos. O seu aparecimento pode se dar por diversos motivos, como disfunções metabólicas, inflamação na estrutura ocular ou então por uma origem congênita.

O processo de surgimento da catarata começa com a desidratação das fibras de colágeno presentes nos olhos. Quando isso ocorre, a transparência do cristalino se perde, fazendo com que a visão fique opaca e o acometido passe a enxergar com nitidez reduzida. Por isso, geralmente, os seus sintomas costumam ser confundidos com outras doenças oculares.

O tratamento desta afecção visual é feito somente através de intervenção cirúrgica, na qual é realizada uma pequena incisão de 3mm nos olhos e a substituição do cristalino por lentes de intraoculares dobráveis, que podem ser multifocais e ainda devolvem ao paciente a habilidade de enxergar de longe e perto.

Se desejar saber mais, converse com o seu médico ou entre em contato.

Postado por Prof. Dr. Roberto Limongi