Pré-Agendar Consulta













Hospitais de Atendimentos

Hospital de Olhos Limongi

CBCO (Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos)

Consulta agendada com sucesso!

Houve um erro ao enviar seu agendamento.

Blog

05 ABR

Abril Marrom: Mês de prevenção e combate à cegueira


O mês de abril é marcado como o período em que se dá atenção à prevenção e ao combate da cegueira, razão pela qual a cor marrom ganha destaque. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a maioria das ocorrências de cegueira – entre 60 e 80% –  conseguiriam ser evitadas se tivessem obtido um tratamento apropriado das condições oculares, fato que reforça ainda mais a importância de visitar um oftalmologista.

 

Das várias doenças que podem acarretar a perda da visão, algumas são consideradas comuns, como as seguintes:

 

Catarata

Essa doença tem como característica a perda de opacidade de uma estrutura conhecida como cristalino, que atua como uma espécie de lente e localiza-se na parte de trás da íris. A catarata pode ser definida como secundária ou senil, sendo a primeira decorrente de diversos fatores e a segunda ligada ao envelhecimento.

 

Retinopatia diabética

Disfunção que ocorre em diabéticos, a retinopatia diabética deve ser tratada com muita atenção, pois atrapalha de maneira direta o funcionamento dos vasos sanguíneos que transportam até as células da retina o sangue e oxigênio necessários, provocando a doença e podendo evoluir para a cegueira.

 

Glaucoma

Afecção silenciosa, o surgimento do glaucoma se dá a partir de danos no nervo óptico e, lentamente, pontos cegos vão surgindo, mas só são notados quando o quadro já está avançado e possivelmente em um estado irreversível.

 

É importante que a população esteja ciente dessas doenças e dos males que podem causar, para que assim, compreendam a relevância de se consultar com um especialista regularmente.

 

Caso deseje saber mais, converse com o seu médico oftalmologista ou entre em contato conosco.

 

Postado por Prof. Dr. Roberto Limongi