Pré-Agendar Consulta













Hospitais de Atendimentos

Hospital de Olhos Limongi

Consulta agendada com sucesso!

Houve um erro ao enviar seu agendamento.

Blog

16 AGO

A catarata pode voltar?


Uma das doenças mais comuns atualmente é a catarata. Seu alto índice se deve ao aumento do envelhecimento populacional, já que a patologia acomete, sobretudo, pessoas idosas. Por agir de forma gradativa, a doença não costuma perturbar a rotina, porém, com o tempo, pode interferir diretamente na visão e causar muito incômodo ao indivíduo.

A catarata age atingindo a visão, de forma que ela fica embaçada ou turva. Isso ocorre na região ocular conhecida como cristalino, parte que funciona como uma “lente natural” dos olhos e que tem como objetivo fazer com que possamos enxergar tudo nitidamente.

Sabe-se que existem diferentes tipos de catarata provocados pelas mais variadas causas, e que todos requerem intervenção cirúrgica. Porém, a maioria das pessoas que tem a doença traz consigo algumas dúvidas, sendo talvez a principal delas: depois do procedimento cirúrgico, a catarata pode voltar?

Não, a catarata não volta. O que pode acontecer, em alguns casos, é a opacificação da cápsula posterior do cristalino, onde a lente intraocular é introduzida durante a cirurgia e fica estabelecida. Isso provoca um borramento na visão depois de algum tempo – mais precisamente entre o terceiro mês e cinco anos após o procedimento.

Essa condição é conhecida popularmente como “segunda catarata”, mas é importante deixar claro que não indica o retorno da doença. Pode ser tratada através de aplicações de laser de forma indolor e eficaz, melhorando a qualidade da visão do indivíduo.

Postado por Prof. Dr. Roberto Limongi