Blog

21 jul

Células-Tronco e Visão

Um recente estudo realizado na Universidade de Modena- Itália, provou que dezenas de pessoas que ficaram cegas ou sofreram danos graves nos olhos por causa de queimaduras químicas tiveram a visão restaurada com um implante de células-tronco de seus próprios corpos associado ao transplante de córnea. A equipe de cientistas pôde tratá-los com células-tronco de córnea extraídas do olho saudável, contralateral, pois a maioria dos pacientes haviam sofrido queimaduras em apenas um olho.

As células-troncos foram obtidas do limbo, disco próximo à íris, parte colorida do olho. As células restauraram a transparência das córneas, que haviam ficado opacas devido a destruição da reserva de células-tronco nos olhos afetados. O tratamento pôde devolver a visão em pacientes que inclusive haviam sido submetidos anteriormente a cirurgias de transplante de córnea mal-sucedidas. O Dr. Roberto Limongi ressalta que estes resultados, que foram publicados na revista científica “The New England Journal of Medicine”, são uma ótima notícia para pesquisadores de células-tronco em todo o mundo (ver foto abaixo que mostram os olhos cegos tratados com o transplante de córnea e transplante de células-tronco).

Postado Por

Dr Roberto Limongi

Deixe seu comentário

Deixe seu Comentário

  1. 21 jul
    José J. disse...

    Tenho acuidade visual no olho esquerdo causada por atrofia no nervo ótico o que o Sr. recomenda será que células troncos pode reestabelecer o nervo ótico ou outro processo de tratamento o que o senhor recomenda ?

  2. 21 jul
    Guacira Borges de Sousa Mendes disse...

    Dr. Roberto,

    Gostaria de saber se existe a possibilidade de tratamento com células tronco para nervo óptico, em caso de perda de visão de um olho e baixa acuidade de outro, ocasionada por pressão intracraniana em jovem de 25 anos. Ou se recomenda um outro tipo de tratamento, aqui ou fora do pais.
    grata.

  3. 21 jul
    josina de sousa disse...

    OI dr?Peço sua ajuda se for possivel!Conheci um menino de 13 anos que perdeu a visao aos 10 anos ele me falou que queria recuperar a visao!Fiquei muito impresionada com a esperança e fé dele!A mae dele falou que os medicos daqui de goias falou q ele tem chance!foi por queimaduras quimicas nao sei bem foi uma mistura de q boa com outros produtos q a vo dele estava fazendo!Ele é um menino lindo mas o rosto ta todo queimado ele anda com um pano no rosto p as outras crianças nao ficarem assustadas mas tem um brilho lindo !Eu queria muito achar um filho de DEUS para ajuda-lo a recuperar a visao dele!Fiquei sabendo das celulas tronco ,mas ele ta com os dois olhos danifiacado!O que fazer tem alguma chance?Nos ajude porfavor nos de uma orientaçao!Gostaria de fazre algo p ajudar essa criança que tem fé e esperança de voltar a enxergar novamente!A mae dele quer q ele use pengala mas a resposta dele foi:Nao enquanto tiver uma esperança da minha visao voltar eu nao vou usar!Aguardo a resposta do senhor!

  4. 21 jul
    Agenir Soares de Araujo disse...

    Minha esposa tem 56 anos e a 06 anos perdeu 75% da visão causado pelo nervo ótico; gostaria de saber se existe tratamento.

  5. 21 jul
    Micaella Morais disse...

    Olá Dr. minhã irma de 30 anos tem retinopatia da prematuridade fez algumas cirurgias e implante de lente mas com o passar do tempo foi perdendo o pouco de visãoo que tinha e hoje não enxerga nada. Há alguma esperança de tratamento, transplante, ou células-tronco em algum lugar do mundo que restabeleça o mínimo de visão para ter independência que é seu sonho? Aguardo resposta, obrigada

  6. 21 jul
    Luiz Cristovão Papaterra disse...

    Boa Tarde Dr. Roberto,

    Fiz uma cirurgia de Uveite no olho direito em decorrencia da Toxoplasmose, estou com as vistas embassadas, desesperado. Ainda por cima comecou à aparecer uma mancha branca na lateral do olho, a vermelhidão intensa, ardência e estou com desvio e acho que minha cirurgia não foi bem sucedida. Será que poderei ter alguma perspectiva com esse tratamento com células tronco?

    Agradecido!

  7. 21 jul
    Kathia Oliveira disse...

    Boa tarde Dr Roberto!
    Tenho 26 anos e a 6 fui diagnosticada com ceratocone desde então iniciei o tratamento com tudo o que há de inovador inclusive a 4 anos me submeti ao implante de anel intracorneano em ambos os olhos. Infelizmente não obtive os resultados almejados, desenvolvi fotofobia e nem mesmo posso revalidar minha carteira de motorista por não passar no teste oftalmológico. Sou psicóloga e agora curso o terceiro ano de medicina, me sinto refém dessa patologia. Havia lido alguns artigos sobre o uso de celulas tronco no tratamento de córneas dlesionadas e fiquei com muita esperança. Mas com sua resposta a uma pergunta anterior fiquei triste. Realmente não há esperança para casos como o meu?

  8. 21 jul
    Gabriel Mulungo disse...

    Dr ,tenho sintomas de descolamento da retina ,no meu pais não há um tratamento nem recomendações por parte dos médicos ,o pior foi ter gerado um filho com os mesmos problemas ,a minha vida perdeu sentido e busco pela resolução deste problema desesperadamente. Preciso de ajuda . Gabriel- África .Mocambique

  9. 21 jul
    wilson de souza dias disse...

    Boa tarde!

    Tenho nervo optico atrofiado . MInha acuidade visual é de 5%
    no olho esquerdo e de 7% olho direito.
    Gostaria de saber se celulas tronco poderia resolver meu problema, já que não há tratamento para esta deficiencia?
    Obrigado por responder minha pergunta.
    WIlson S.Dias,

  10. 21 jul
    renata andrea disse...

    tenho 27 anos aos 16 tive descolamento de retina devido a diabetes 1 tendo feito cirurgia vitro perdi a visão direita e da esquerda enxergo muito pouco queria saber se o transplante de célula tronco terá solução para mim

  11. 21 jul
    Endrigo disse...

    Meu pai teve uma atrofia no nervo ótico em 1981 e vem perdendo gradativamente a visão.

    Gostaria de saber se já ha algum tratamento pra esse problema.

  12. 21 jul
    Kátia Cilene Rodrigues Silva disse...

    Dr. Roberto.

    Há dois anos que meu esposo com 46 anos fez uma cirurgia e depois de 4 meses o mesmo olho esquerdo teve um deslocamento de retina. Operou em Brasília, pois moramos no Maranhão e não realizam estas cirurgia por aqui. Bem após o tratamento foi contatado que houve uma proliferação na mácula, perdendo a visão do olho, hoje ele fica com silicone no olho para não deslocar a retina e para manter a estética do olho. Existe alguma pesquisa para a solução desse problema. Li sobre a pesquisa e ficamos felizes em saber das possibilidades.

    Agradeço sua atenção.

    Kátia Cilene

  13. 21 jul
    Sergio sarmento luiz disse...

    Tenho uma amiga que tem o nervo optivo atrofiado e quero saber se tem cura quando deve ser e se no brasil ja existe

  14. 21 jul
    Ivair Carrer disse...

    Gostaria de saber se existe transplante de nervo óptico ou tratamento para recuperação do mesmo afetado pelo glaucoma.

  15. 21 jul
    Rafaela lobato disse...

    Dr. Meu namorado teve dois descolamentos de retina no olho direito, foi tratado mas houve descolamento a nível de mácula, sendo assim houve grande perda de visão deste olho.
    Recentemente foi detectado um novo descolamento, porém agora no olho esquerdo sadio. Viemos para Brasília para operar as pressas com o dr..Marcus Ávila , este realizou a cirurgia, no entanto visualizou que o nervo óptico estava com uma coloração opaca, o que pelo que ele falou indica morte celular.
    O mesmo Marcus Ávila disse que só viu em toda sua carreira de médico cerca de 15 casos com retina semelhante.
    Estamos desesperados pra alguma solução, ou esperança de que ele possa continuar com visão sendo um tratamento com células-tronco ou algum tratamento para melhor irrigação do nervo.
    Obrigada pela atenção.

  16. 21 jul
    Laura Mascarenhas Pereira disse...

    Tive um problema neurologico que ja foi resolvido mas em decorrencia desse problema perdi minha visão no olho esquerdo .Acompanhando os estudos de celulas troco notei que existe uma possibilidade dessa cirurgia acontecer o que o senhor acha disso ?Tenho chances ou não ?Muito obrigada

  17. 21 jul
    Fabia Ito disse...

    Dr.minha mae tinha glaucoma e fez uma cirurgia mal sucedida de catarata.houve ruptura da capsula e ela ficou com muitos fragmentos no olho.o organismo depois de 1 ano absorveu tdo porem a visao ficou prejudicada pelos picos de pressao pos cirurgica chegando a 50.o nervo optico ficou palido e ela perdeu boa parte da visao.o senhor acredita que esse tratamento para ela ajude o nervo?abcs grata

  18. 21 jul
    Eliane Silva disse...

    Dr. Roberto perdi a visão do olho esquerdo devido a uso inadequado de lente de contato fiz varias cirurgias como transplante de cornea e quando fui trocar o cristalino , medico verificou que o nervo optico não tinha mais jeito, quero saber se no meu caso implante de células-tronco resolveria? Aguardo anciosamente sua resposta

  19. 21 jul
    Antonio disse...

    Meu irmão ficou cego na década de 70, pois seus nervos ópticos atrofiaram. Ele tomou um coice de um boi que atingiu seu rosto e provocou um tumor abaixo do malar. 90 dias após cirurgia realizada em São Paulo, ele perdeu a visão. Gostaria de saber se há chance de recuperar a sua visão. por favor me responda por email.

  20. 21 jul
    fabio disse...

    nao enxergo do olho esquerdo so 30%, alguns medicos falaram que tenho uma cicatriz e outro um atrofiamento no nervo optico quero saber se eu tenho alguma esperança espero uma resposta para esse problema urgente: por favor mande por email agradeço

  21. 21 jul
    Michele disse...

    OLÁ DOUTOR, MEU MARIDO É DIABÉTICO A 14 ANOS ELE TEM APENAS 45 ANOS, E JÁ TEVE PERDA DA VISÃO DO LADO DIREITO, E NO OLHO ESQUERDO SOMENTE 10% DE VISÃO (PELO QUE VEJO ESTA PARA PERDER A DO OLHO ESQUERDO TAMBÉM), MEU MARIDO PEDE PARA QUE EU LHE ESCREVA POIS GOSTARIA DE SER VOLUNTÁRIO PARA ESTA PESQUISA DE CÉLULAS TRONCO, PARA QUE POSSA AO MENOS RECUPERAR UM POUCO DA VISÃO, SE VOCÊ NÃO FOR RESPONSÁVEL POR FAVOR NOS ORIENTE PARA ALGUÉM QUE POSSA NOS AJUDAR, ESTAMOS DESESPERADOS, ESSE FATO É RECENTE INICIOU EM JANEIRO DESTE ANO POR ISSO TEMOS MUITAS ESPERANÇAS DE RECUPERAR A VISÃO DELE AINDA, ELE É SUPER SAUDÁVEL NÃO TEM MAS NENHUM PROBLEMA DE SAÚDE A NÃO SER O DIABETES, AGUARDO UM RESPOSTA MUITO AGRADECIDA!